RESUMO
Código: 327
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Uso de Hedge Como Proteção à Estratégia de Precificação
 
A abertura dos mercados representa para o mundo dos negócios, mais que um desafio em termos de competitividade internacional, exige uma postura criativa e arrojada, a fim de que os produtos e serviços apresentados ao consumidor, estejam igualmente bem estruturados nas questões qualidade, quantidade e preço, independentemente da origem dos mesmos. Este processo natural da balança comercial, nem sempre é possível para as empresas, exigindo que estas protejam seus negócios junto ao mercado financeiro. O presente trabalho tem por objetivo evidenciar como o uso de operações de hedge pode ajudar na determinação dos custos de produtos importados, desta forma facilitando a estratégia de precificação. Para atingir estes objetivos utilizou-se pesquisa do tipo descritiva. Quanto aos procedimentos esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, por não utilizar tratamento estatístico no processo de análise do problema. Como objeto de estudo utilizou-se uma fábrica de equipamentos para tratores, que introduziu em seu catálogo produtos importados. Como resultado a pesquisa demonstrou que operações de derivativos, utilizando-se de contratos de hedge contribuem para a fixação e determinação dos custos dos produtos importados, independentemente da variação cambial.