RESUMO
Código: 329
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Processo Inovador no Marketing dos Derivados do Caju no Mercado Varejista de Teresina
 
A importância do desenvolvimento de novos produtos para a manutenção da competitividade das empresas é assunto comum nas pesquisas de marketing e manuais. Portanto, esta pesquisa buscou verificar a presença de processo inovador nos produtos derivados do caju comercializados no varejo de Teresina - PI. A construção de vantagens competitivas com base na diferenciação necessita da oferta de novos benefícios para os clientes, o que depende de uma cultura inovadora de desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços. Esta pesquisa classifica-se como exploratória, segundo os objetivos, e qualitativa, segundo o processo. Utilizou-se amostra por conveniência, escolhendo respondentes pelo acesso permitido, numa lista de empresas previamente identificada. A coleta de dados realizou-se pela aplicação de um formulário padronizado com panificadoras e restaurante e pelo uso de um formulário observacional junto aos supermercados. Verificou-se a inexistência de um processo inovador envolvendo a comercialização do caju e seus derivados, devido principalmente a gargalos do sistema produtivo e a falta de sintonia com o mercado. A relevância da pesquisa está na identificação de questões sobre como a inovação para potencializar o esforço de marketing.