RESUMO
Código: 336
Área Temática: Governança Corporativa

 

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Governança Corporativa: Estudo da Divulgação Praticada no Brasil e no México
 
Mercados altamente competitivos e crescente internacionalização das empresas evidenciam o papel da governança corporativa como diferencial para as empresas que adotam práticas diferenciadas. Este estudo aborda as principais características presentes nos dois mercados emergentes latino-americanos de relevante expressão: Brasil e México. O objetivo é analisar as práticas de governança corporativa presentes no dois países supracitados. A metodologia empregada foi a pesquisa descritiva e bibliográfica, utilizando-se as técnicas de estudo de caso e análise de conteúdo. A justificativa da escolha dos países reside na carência de trabalhos com esse enfoque em países latino-americanos, já que ultimamente tem se voltado para os mercados emergentes asiáticos e do Leste Europeu. O estudo de caso foi realizado com a aplicação de um questionário com a Pemex, empresa mexicana atuante no setor petrolífero, e em relação à empresa brasileira foi analisada a Petrobrás não somente pelo mesmo setor de atuação que a anterior como também pelas características corporativas semelhantes (controle estatal, atuação internacional etc), foram analisados os relatórios anuais dessas empresas de 2002 a 2005. Os resultados demonstraram que ambas as empresas não evoluíram significativamente, em termos de disclosure, no período analisado, a empresa mexicana demonstrou pontuações menores em relação às apuradas pela Petrobrás.