RESUMO
Código: 338
Área Temática: Gestão Socioambiental

 

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A Relação Entre A Necessidade de Precisão (nfp) e A Preferência do Consumidor Entre Marcas Locais e Globais Para Categorias de Produtos Segundo A Matriz Fcb
 
Este estudo postula investigar como a Necessidade de Precisão ou Need for Precision (NFP) influencia a preferência entre marcas locais e globais dentre os produtos classificados segundo a matriz FCB. O estudo inicia-se com uma revisão teórica sobre necessidade de precisão, definição de matriz FCB, marca e preferência de marca global e local. Posterior foi apresentada a metodologia de natureza quantitativa descritiva. A pesquisa foi efetuada com base no livro Handbook Of Marketing Scales, com perguntas fechadas e utilizando a escala Likert. Para a análise dos dados utilizou-se Correlações de Pearson entre Nessecidade de Precisão e cada categoria de produto. Os produtos escolhidos foram microcomputador, perfume, sabonete e chocolate. A amostra é não-probabilística por conveniência com 401 entrevistados. Todos residentes na cidade de São Paulo, classe A, B e C, entre 20 a 60 anos. Por fim, os dados obtidos mostraram que as pessoas que tem alto grau de Need for Precision e baixo grau de Necessidade de Precisão têm preferência por marcas globais no caso de microcomputadores, baixo grau de Necessidade de Precisão parecem ter maior preferência por marcas globais no caso de perfumes.