RESUMO
Código: 340
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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O Cliente Como Fonte de Inovação Para Novos Produtos
 
Este estudo tem como objetivo destacar a importância da informação sobre as necessidades e expectativas dos clientes no desenvolvimento de um novo produto. Empregando o método de revisão da literatura, são revisados conceitos teóricos da inovação e desenvolvimento de produto com base em pesquisas recentes, destacando ferramentas de gestão para capturar a informação do cliente permitindo inclusive sua participação ativa no processo de desenvolvimento de produto. É feita uma analise de resultados de pesquisas empíricas recentes que evidenciaram que a participação direta do cliente no processo de desenvolvimento de produtos traz contribuições valiosas para a inovação nas empresas. São apontadas tendências futuras no uso de ferramentas para busca de informações dos clientes para desenvolvimento de novos produtos. Apesar das pesquisas apontarem novas direções e novas ferramentas de pesquisa de mercado, sua utilização não é tão simples. De maneira geral as empresas que buscam ativamente a inovação como uma meta estratégica tem que estar preparadas para trocar mais informações com o mundo exterior. Essa abertura por sua vez exige um novo leque de comportamentos dos profissionais de desenvolvimento de produto, mais atentos a ouvir ao cliente e capacidade de lidar com dados muitas vezes abstratos e complexos.