RESUMO
Código: 348
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Seleção de Fornecedores de Aromas e Corantes em Indústrias de Alimentos e de Bebidas
 
O objetivo deste trabalho é a avaliação da seleção de fornecedores e decisões de compras de aromas e corantes, utilizados em indústrias de alimentos e de bebidas, como possível conhecimento para o posicionamento estratégico das empresas do setor. Para a construção do instrumento de pesquisas foram entrevistados seis profissionais especializados da área e por fim o referido instrumento foi aplicado em 39 indústrias de alimentos ou de bebidas. As variáveis categóricas envolveram: portes das empresas, tipos de produtos fabricados, composições dos centros de compras responsáveis pelas aquisições e tipos de aromas e de corantes utilizados. Os dados obtidos foram tratados por meio de testes estatísticos não paramétricos devido as suas naturezas. Os resultados das análises mostraram que para os aromas e para os corantes, os centros de compras são formados pelas áreas de desenvolvimento de produtos e qualidade, compras, e com menor participação marketing. Os variáveis que se mostram mais importantes na seleção de fornecedores são qualidade; boa reputação; ser especializado, aberto e honesto nas comunicações; rápido nas suas ações e adotarem procedimentos de boas práticas de fabricação.