RESUMO
Código: 350
Área Temática: Recursos Humanos

 

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O Papel das Habilidades Interpessoais Como Requisito Para O Sucesso do Consultor Visto A Partir da Ótica da Aprendizagem Pela Experiência
 
Este artigo situa-se no campo de pessoas e das práticas de aprendizagem, e seu foco é descrever as habilidades que os consultores organizacionais aprendem, através da interpretação de suas experiências, que possibilitaram realizar uma intervenção eficaz. Para tanto, foi realizado um estudo em uma consultoria de Recife/PE. No trabalho, discutem-se as relações entre experiência e aprendizagem, intervenção eficaz de consultoria, e apresenta-se a análise dos resultados da pesquisa empírica realizada. Os consultores pesquisados estão conscientes da importância da aprendizagem pela experiência, inclusive da essencialidade da reflexão neste contexto, bem como identificam algumas experiências como mais propícias à aprendizagem do que outras. Constata-se, da pesquisa realizada, que as habilidades interpessoais são aprendidas ao longo da prática profissional, através da interpretação das experiências, e consideradas essenciais para uma prática de intervenção eficaz, tanto quanto o conhecimento técnico. A gestão de pessoas encontra na aprendizagem pela experiência uma abordagem de desenvolvimento das pessoas e possibilidade de mudança nas práticas organizacionais, visando incentivar as interações informais, as habilidades reflexivas e as relações interpessoais, essenciais em todas as organizações.