RESUMO
Código: 352
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Investimento em Marketing Esportivo: Uma Análise Sobre Instituições Patrocinadoras de Equipes Esportivas de Alto Rendimento Na Cidade de Londrina-pr.
 
Atualmente o desenvolvimento, manutenção e obtenção de resultados expressivos de equipes esportivas de alto rendimento têm sido sustentado por meio de uma fonte de recurso chamada patrocínio esportivo. A importância do patrocínio é tanta que praticamente as equipes se tornaram dependentes dele para pagamentos de atletas, comissão técnica, viagens, uniformes, dentre outros. O patrocínio esportivo é um tipo de investimento em marketing esportivo realizado cada vez mais por parte de instituições privadas e públicas. O presente estudo teve o objetivo principal de verificar de que maneira empresas investem em equipes esportivas de alto rendimento na cidade de Londrina. Para tanto foi realizado um estudo de campo com a utilização de questionários aplicados em oito instituições que investiram em equipes de alto rendimento na cidade de Londrina no ano de 2006 e que caracterizavam o acordo de patrocínio ao inserir seus nomes aos das equipes. Verificou-se que o objetivo do investimento era retorno de mídia, por responsabilidade social e promover o esporte de alto rendimento, sendo as instituições de ensino a maior parcela de investidores. As instituições investiam tanto recursos financeiros quanto logísticos nas equipes, sendo que metade delas forneciam recursos que apresentavam valores acima de R$300.000,00 por ano.