RESUMO
Código: 355
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Torcedor/consumidor Na Compra do Produto Camisa de Time de Futebol: Uma Avaliação dos Motivos da Compra
 
Este estudo pretende avaliar os fatores que determinam o consumo da camisa oficial de time de futebol pelo consumidor/torcedor. Para atingir este objetivo foram realizadas duas pesquisas com metodologias diferentes: a primeira foi um focus group que se interessava em levantar preliminarmente as possíveis atitudes que influenciam o comportamento de compra do produto camisa oficial de time pelo sujeito em estudo. Os resultados dessa primeira investigação ampararam a construção da segunda pesquisa, cujo objetivo era a mensuração das atitudes do consumidor/torcedor. Foi elaborado um questionário com trinta assertivas, propostas a partir dos dados do focus group, e, então, aplicado a uma amostra de 401 torcedores em seis capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Campo Grande. Os resultados finais apontaram sete fatores determinantes para a decisão de compra do consumidor/torcedor: violência, valor, identidade, motivação, design, estímulo de compra e consumo. Foi constatado estatisticamente que o fator violência possui um peso muito significativo no comportamento de compra e uso da camisa de time de futebol, sendo considerado um dos resultados mais expressivos do presente trabalho e passível de maiores desenvolvimentos em estudos futuros.