RESUMO
Código: 358
Área Temática: Administração Geral

 

Abrir
Arquivo

 
Conhecimento e Aplicação das Atividades de Marketing no Apoio A Internacionalização de Negócios: Um Estudo Reliminar no Caso das Empresas Exportadoras do Paraná
 
O presente estudo tem como essencial à verificação quanto a adoção das atividades marketing tais como: segmentação de mercado, posicionamento, pesquisa, composto de marketing, organização e planejamento por parte das empresas exportadoras da região norte do Paraná. O estudo avalia ainda detalhes sobre entraves e barreiras que interferem no processo de exportação das empresas, bem como aponta alternativas de interesse. Quanto à metodologia, o estudo caracterizou-se como sendo do tipo descritivo sendo que os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários contendo perguntas estruturadas e fechada, com base em escala de concordância. Os dados obtidos na pesquisa de campo foram analisados por meio de estatística descritiva sendo possível identificar várias barreiras tais como: percepção de complexidade do processo de exportação, carência de mão-de-obra preparada, além de limitações do tipo financeiras, tecnológicas e estruturais. O estudo contribui ainda na medida em que amplia a discussão em torno do tema internacionalização de negócios e por sua vez revela outras variáveis representativas neste contexto, permitindo as organizações uma melhor avaliação quanto á decisão estratégica de internacionalização e traz a discussão de outras temáticas quanto à efetividade das práticas de marketing e da sua implementação.