RESUMO
Código: 362
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Românticos e Clássicos: Um Estudo Sobre A Relação Entre A Personalidade do Consumidor e Sua Escolha Por Marcas Locais Ou Globais
 
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo que relacione a personalidade dos consumidores com a preferência por marcas locais ou globais para categorias específicas de produtos. Há uma série de pesquisas realizadas com base na análise da personalidade dos consumidores, entretanto, há escassez de dados sobre certas formas de diferenciar o público segundo esse critério como, por exemplo, clientes que possuem tendências românticas ou clássicas. A coleta de dados foi feita em duas fases. A primeira, qualitativa, contou com grupos de foco com entrevistados que tinham características de Romantismo e Classicismo. Com base nessas entrevistas, foram formuladas as hipóteses de pesquisa de acordo com a preferência das pessoas por marcas locais ou globais. A segunda, quantitativa, foi composta por um survey visando testar as hipóteses de pesquisa e chegar às conclusões finais do trabalho. Por meio de técnicas de análise estatística, concluiu-se que não havia evidência da existência de diferenças significativas entre os dois segmentos de consumidores com relação à preferência entre marcas locais ou globais. O artigo apresenta as limitações do estudo e propõe sugestões para pesquisas futuras.