Este estudo visa investigar a relação entre a preferência por marcas locais e globais de produtos inseridos em cada um dos quatro quadrantes do grid FCB e a importância dos valores pessoais atribuídos aos produtos pelos consumidores. Sua importância deve-se à necessidade dos profissionais de marketing compreenderem o comportamento do consumidor para buscarem destaque em meio à competitividade do mercado e conquistarem novos territórios, uma vez que devido a globalização a competitividade é consideravelmente grande entre marcas locais e globais. Utilizando a lista de valores (LOV) de Kahle e Rokeach (1983), o presente estudo buscou investigar as influências dos valores sobre as preferências dos consumidores entre marcas globais e locais para categorias de produtos com base no grid FCB. Para tal, a pesquisa constituiu-se em três etapas: 1) exploratória, através da análise de dados secundários; 2) qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade; e 3) quantitativa, com a aplicação de 400 questionários. Análises estatísticas foram realizadas para testar as hipóteses elaboradas, que dizem respeito à relação entre a variável dependente (preferência por marcas) e a variável independente (valores pessoais). |