RESUMO
Código: 371
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Propaganda Institucional e Responsabilidade Social Como Arma Estratégica da Empresa – Um Estudo em Empresas do Instituto Ethos
 
A realização deste estudo teve como principal objetivo analisar a importância da Propaganda Institucional com base nas ações de Responsabilidade Social como arma estratégica da empresa. A pesquisa realizada no período de outubro a dezembro de 2006 teve como objetivo estudar as dificuldades de implantação e implementação de programas de Responsabilidade Social nas empresas do Estado de São Paulo, filiadas ao Instituto Ethos, por meio de amostra por conveniência e pesquisa de natureza qualitativa para caracterizar as categorias analíticas em estudo e estabelecer as relações entre as informações obtidas. Pela utilização de diversas fontes de evidência, este estudo foi caracterizado como estudo de casos, sendo que os dados foram coletados através de análise documental disponível e aplicação de entrevistas do tipo focal. O resultado da pesquisa apontou que as empresas pesquisadas não concebem suas ações de Responsabilidade Social como sendo uma vantagem competitiva, mas sim que essas podem se tornar um ponto positivo na avaliação do consumidor, uma vez que a motivação para desenvolver tais atividades pode ser caracterizada como acentuadamente cultural e raramente como arma estratégica, visto que o foco principal das atenções da Responsabilidade Social está voltado para atividades de educação formal da comunidade.