RESUMO
Código: 379
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Supermercados de Pequeno e Médio Porte: Promovendo Diferenciação
 
Este estudo se propõe a identificar a aplicabilidade de estratégias de diferenciação para supermercados de pequeno e médio porte. Dessa forma, são tomados como referência os temas relacionados à estratégia e vantagem competitiva, configurando os elementos de competitividade responsáveis pela percepção de valor ao cliente. O estudo se consolidou através do desenvolvimento de duas etapas: a primeira, exploratória, que tratou da revisão do referencial teórico e construção do modelo de análise; e a segunda, de cunho conclusivo, à qual se concretizou mediante a realização de uma survey junto aos potenciais consumidores dos supermercados de bairros periféricos da cidade de Salvador - Bahia. Após a realização da pesquisa de campo, elaborou-se a análise fatorial dos resultados obtidos. Além disso, foram aplicados testes Kaiser-Meyer-Olklin, Bartlett e Alpha de Cronbach para a consolidação do construto e validação dos resultados. As informações extraídas da pesquisa identificaram a maneira como estratégias de diferenciação podem ser direcionadas por supermercados de pequeno e médio porte de forma a adicionar valor perceptível pelos clientes.