RESUMO
Código: 382
Área Temática: Ensino de Administração

 

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A Importância da Confiança Na Atuação do Consultor Junto Aos Pares e Clientes
 
O objetivo deste ensaio teórico-empírico foi entender a importância da confiança na atuação do consultor junto aos pares e clientes, sendo percebida como fundamental na construção do relacionamento entre esses atores sociais. A abordagem da confiança adotada referiu-se aos estudos que tratam do assunto nas relações interpessoais e intra-organizacionais, destacando o aspecto temporal e circunstancial da confiança, sendo um construto que vai surgindo à medida que o relacionamento se desenvolve. Pôde-se concluir neste trabalho que a confiança é imprescindível na atuação do consultor, auxiliando-o a legitimar-se enquanto profissional, e apresenta-se também como um catalisador dos resultados, tornando a intervenção mais eficaz. Foi percebido também que na interação social acontece o cenário possível para ambos ressignificarem os papéis assumidos e construírem o conhecimento necessário à mudança. Nesta ressignificação, o papel da reflexão é fundamental, ajudando tanto o consultor quanto o cliente a buscarem uma compreensão mais aprofundada dos seus papéis visando ajuda mútua tanto no cooperar para que o cliente seja mais autônomo quanto a levar o consultor a tornar-se mais competente nas suas ações cotidianas. As sugestões para trabalhos futuros vislumbram pesquisas que busquem compreender a relação confiança/cooperação nas interações do profissional de consultoria. É importante, também, a realização de estudos empíricos que tragam evidências sobre a formação da confiança no relacionamento dos consultores, tanto com seus pares quanto com seus clientes