RESUMO
Código: 387
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Uma Proposição de Composto de Marketing Para Microcrédito Utilizando Dados de Pesquisa Junto A Microempreendedores de Mais Baixa Renda: Um Relato de Caso.
 
Este estudo apresenta o delineamento de um composto de marketing do microcrédito para população de mais baixa renda, a partir de uma proposição de planejamento subsidiado por dados pesquisa de marketing. Para isso utiliza-se a experiência do Banco do Povo Crédito Solidário, a partir das ocorrências com sua linha de crédito para a população de mais baixa renda, com aporte de recursos da Comunidade Européia. O esforço de delineamento desse composto para o microcrédito buscou interiorizar a essência subjetiva do processo de decisão da sua “tomada” evidenciado pelos dados da pesquisa. Este entendimento foi desenvolvido com base nos depoimentos dos microempreendedores investigados por meio de estudo exploratório - grupos focais (primeiro estudo) e entrevistas em profundidade (segundo estudo). O resultado sugere que o delineamento do composto de marketing deve levar em consideração os fatores de estímulo à demanda do primeiro crédito e da sua renovação. Assim, a combinação de vários aspectos, por exemplo, flexibilização das exigências, postura do agente de crédito, taxa de juro baixa, prestação acessível, resultados auferidos com o primeiro crédito e as necessidades individuais e familiares atendidas (benefícios/experiências vividas) são inputs essenciais ao delineamento do composto de marketing do microcrédito.