RESUMO
Código: 389
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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A Relação Entre Inovatividade e A Preferência do Consumidor Entre Marcas Locais e Globais Para Categorias de Produto Segundo A Matriz Fcb
 
Na medida em que as empresas globalizam-se, deparam-se com desafios referentes à gestão de sua marca em novos mercados que a identificam como uma nova marca de um novo produto. Assim, para fazer com que o produto seja disseminado para o resto da população essas empresas devem dirigir seus esforços de marketing para os inovadores, que são aqueles que primeiro adotam as novas marcas e produtos. Este artigo tem como objetivo analisar a influência da inovatividade na preferência entre marcas locais e globais para as categorias da matriz FCB. Para isso, além da revisão da literatura sobre marcas globais e locais, Matriz FCB e inovatividade, foi realizado um levantamento quantitativo através da aplicação de um questionário com 390 consumidores adultos, medindo seus graus de inovatividade através da escala de por Manning, Bearden e Madden (1995) e sua preferência por marca global e local. A principal conclusão do estudo foi que as pessoas inovadoras tendem a preferir marcas globais para produtos de alto envolvimento segundo a matriz FCB, fato atribuído ao poder das marcas globais de minimização do risco percebido na compra de produto de alto envolvimento somado ao risco de realizar uma compra sem consulta a opiniões alheias (comportamento inovador).