RESUMO
Código: 396
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Uma Análise Exploratória dos Fatores Que Influenciam Na Escolha Por Uma Companhia Aérea
 
De acordo com dados de janeiro de 2007, do Departamento de Política de Aviação Civil, apenas duas companhias aéreas dominam cerca de 85% do total do mercado de aviação comercial no Brasil. É um mercado extremamente sensível a turbulências e as empresas sofrem o impacto das recentes crises do setor de aviação global e da má administração aeroportuária nacional. Neste contexto, é fundamental para as empresas adaptarem suas operações e suas ações de marketing para garantir sua sobrevivência e para atender as expectativas dos seus clientes. Nesta pesquisa aplicaram-se questionários no aeroporto de Congonhas em São Paulo através de amostra não probabilística com o objetivo de explorar o perfil do consumidor e principalmente os fatores que influenciam a escolha por uma companhia aérea. Os resultados indicaram a presença de três grupos que possuem diferentes fatores que os influenciam na escolha de uma companhia aérea. O primeiro grupo valoriza conforto e qualidade, o segundo grupo apresenta uma menor importância à qualidade de serviços e ao preço enquanto o terceiro grupo apontou como principal influenciador o preço das passagens. Assim, o presente estudo serve como ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada das companhias aéreas.