De acordo com dados de janeiro de 2007, do Departamento de Política de Aviação Civil, apenas duas companhias aéreas dominam cerca de 85% do total do mercado de aviação comercial no Brasil. É um mercado extremamente sensível a turbulências e as empresas sofrem o impacto das recentes crises do setor de aviação global e da má administração aeroportuária nacional. Neste contexto, é fundamental para as empresas adaptarem suas operações e suas ações de marketing para garantir sua sobrevivência e para atender as expectativas dos seus clientes. Nesta pesquisa aplicaram-se questionários no aeroporto de Congonhas em São Paulo através de amostra não probabilística com o objetivo de explorar o perfil do consumidor e principalmente os fatores que influenciam a escolha por uma companhia aérea.
Os resultados indicaram a presença de três grupos que possuem diferentes fatores que os influenciam na escolha de uma companhia aérea. O primeiro grupo valoriza conforto e qualidade, o segundo grupo apresenta uma menor importância à qualidade de serviços e ao preço enquanto o terceiro grupo apontou como principal influenciador o preço das passagens.
Assim, o presente estudo serve como ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada das companhias aéreas.
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