RESUMO
Código: 398
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

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Terceirização de Atividades de Tecnologia da Informação: Um Estudo dos Fatores Motivacionais Alinhados à Estratégia das Organizações
 
Com este estudo, avaliou-se a realidade crescente da terceirização de tecnologia de informação (TI), que no início era sinônimo de diferencial competitivo inserida na cadeia de valores das empresas e representava uma barreira de entrada da concorrência no mercado. A terceirização tem sido adotada como estratégia, por pequenas e médias empresas, mas principalmente, por grandes empresas, tanto em atividades de infra-estrutura de TI como em sistemas a fim de alcançar vantagem competitiva superior no mercado. A maioria dos autores aponta a redução de custos e o aumento de qualidade de produtos e serviços como os principais fatores incentivadores. Este estudo pertinente à realidade das organizações, procurou avaliar a percepção dos envolvidos na terceirização de TI, por meio de abordagem quantitativa exploratória. Pela técnica de análise fatorial utilizada se identificou fatores motivacionais, o que possibilitou avaliar as suas respectivas confiabilidades, precedendo a discussão dos resultados. Assim, foram observados fatores mais amplos: a eficiência operacional, a resistências as mudanças, a orientação para o mercado, Recursos Humanos e a competitividade como fatores relacionados à terceirização de TI.