RESUMO
Código: 40
Área Temática: Ensino de Administração

 

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Fatores Criticos de Sucesso Para Um Projeto de Implantação e Consolidação de Um Escritório de Projetos
 
Observando o número crescente de estudos a respeito da disciplina de gerenciamento de projetos e a aceitação de estruturas responsáveis pela administração dos projetos dentro das organizações chamadas de Escritório de Projetos (EP), muitas empresas perceberam a importância do papel de projetos como construtor de suas decisões estratégicas. Assim com a implementação de um EP as empresas esperam padronizar e formalizar a maneira de conduzir seus projetos, além de aumentar a sua lucratividade. Visando um melhor entendimento deste processo, foi realizada uma revisão bibliográfica, abordando os principais conceitos de gerência de projetos, metodologias de gestão de projetos e tipos de escritórios de projetos, com a finalidade de aprofundar os conceitos referentes a estes assuntos. O foco deste artigo é o estudo de fatores que influenciam os processos de implantação e consolidação de um EP, tendo como base o estudo de caso da implantação de Escritório de Projetos em uma empresa de informática que presta serviços nas áreas de manutenção de equipamentos e suporte ao usuário. O trabalho mostra os resultados obtidos pela empresa com a implanção do escritório de projetos e sugere possibilidades de futuros estudos sobre o tema.