RESUMO
Código: 401
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

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Formulação Matemática Para Medição e Identificação do Sentido de Direção da Inovação de Pro-dutos e Serviços, do Ponto de Vista do Usuário / Consumidor.
 
O artigo apresenta uma metodologia para medição de inovações em produtos e serviços, bem como identifica a existência de um sentido de direção para inovação, desejado por usuários e consumidores. O método inclui uma formulação matemática para ser utilizada com sugestões que ainda estão no campo das idéias, antes que investimentos tenham sido realizados, de modo a avaliar a reação do usuário / consumidor. A metodologia funciona como um sinal de alarme aos investidores, pesquisadores, empreendedores, inventores e inovadores no sentido de reduzir riscos de investimentos em inovações e permitindo ações apropriadas dos gestores, esclarecendo as possibilidades de resultado de uma idéia. A falta de uma metodologia que dê sustentação à gestão da inovação, tecnológica ou não, através da medição de idéias que possam ser utilizadas, está entre as três maiores preocupações das corporações. Esta metodologia rompe a ortodoxia reinante, a qual exprime seus métodos de medição através da capacidade interminável de produção de inovações, valendo-se das preferências dos usuários / consumidores, baseado em princípios básicos da física, combinados com princípios básicos da geometria euclidiana e suportado pelo método qualitativo de avaliação de inovações, desenvolvido por Daniel Kahneman e Tversky – Prêmio Nobel de Economia em 2002. Baseia-se em pesquisas realizadas nos últimos 8 anos com alunos que produziram mais de 300 trabalhos, cada um com 3 exemplos de produtos e 3 exemplos de serviços.