RESUMO
Código: 408
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
A Imagem do Estado de Pernambuco Percebida Pelos Turistas de Negócio e Lazer Após Visitarem O Balneário de Porto de Galinhas.
 
O presente estudo teve o objetivo de mensurar a imagem do Estado de Pernambuco percebida pelos turistas de negócio e de lazer, após visita ao balneário de Porto de Galinhas localizado no município de Ipojuca. Para tal, inicialmente são abordados aspectos gerais sobre o turismo no mundo, turismo sustentável, turistas de lazer e negócios, marketing turístico, imagem, qualidade percebida e satisfação. Após o levantamento das referências teóricas fundamentas em autores como Cronin e Taylor (1991) Parasuraman, A.; Berry, L. L.; Zeithaml, V. A (1995), foi feita uma análise a respeito dos dados colhidos através do questionário de pesquisa que utilizou a escala SERVPERF baseada no modelo de Likert, em uma amostra de 150 (cento e cinqüenta) turistas que visitaram o Estado entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro de 2006. Os resultados revelaram uma média de 4,8 pontos (numa escala de 1 a 7) para os serviços prestados aos visitantes, enquanto o nível de satisfação dos turistas atingiu uma média de 6,0 pontos (também numa escala de 1 a 7), surpreendendo positivamente e mostrando o grande potencial turístico do Estado nos cenários nacional e internacional e que a sua boa imagem permanece após os turistas o visitarem.