RESUMO
Código: 415
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Redes de Cooperação Entre Pequenas Empresas: Estudo de Caso no Setor de Supermercados
 
O objetivo do presente artigo foi analisar o contexto que levou a formação e posterior encerramento da rede de supermercados denominada Rede Uniforte, formada por dez pequenas empresas da região do Campo das Vertentes (MG). Especificamente buscou-se identificar os motivadores, os benefícios alcançados, as dificuldades enfrentadas e os motivos que levaram ao encerramento desta aliança estratégica. O problema concentrou-se no questionamento a cerca da efetividade alcançada pela rede em estudo, com o intuito de compreender o estágio evolutivo que ela tinha alcançou ao decidir por encerrar suas atividades. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, classificada como descritiva e que buscou ilustrar e dar realismo a situação estudada, pela maior quantidade de dados e informações coletadas. Especificamente foi um estudo de caso, cujos dados foram coletados por meio de entrevista pessoal, com a presença da pesquisadora in locus. Com base nos resultados, constatou-se que a estruturação da rede de cooperação foi adotada como estratégia de manutenção em um ambiente rico em ameaças e indivíduos com predominância de pontos fortes. Esta estratégia atendeu ao seu objetivo principal, que foi de fortalecer os parceiros, aumentando a competitividade por meio de melhores condições para aquisição e comercialização de produtos. Atendido esse propósito e frente a um novo contexto ambiental ela deixou de ser interessante aos parceiros e foi desfeita, abrindo possibilidade para estratégias individuais.