RESUMO
Código: 417
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Relações Entre Índice de Satisfação Com A Posse (psi), Preferência Entre Marcas Globais e Locais Para Categorias de Produto Segundo O Grid Fcb
 
O estudo tem como objetivo relacionar a variável comportamental de marketing Índice de Satisfação com a Posse (PSI) e a preferência por marcas globais e locais segundo o Grid FCB. Escolheram-se os produtos "microcomputador", "perfume", "sabonete" e "chocolate" para representar os quatro quadrantes do Grid FCB, que inclui as dimensões alto/baixo envolvimento, razão/emoção para a classificação de categorias de produtos. A pesquisa, cuja metodologia envolveu revisão bibliográfica, grupos focais e levantamento, investigou os residentes da região metropolitana de São Paulo, pertencentes às classes sociais A1, A2, B1, B2, C e entre 18 e 60 anos de idade. Os resultados indicaram que para microcomputador e perfume (produtos de alto envolvimento e, respectivamente, de razão e emoção), preferem-se marcas globais a locais; enquanto que para sabonete e chocolate (produtos de baixo envolvimento e, respectivamente, de razão e emoção ), preferem-se marcas locais a globais. Constatou-se ainda que há relação entre o construto PSI e a preferência entre marcas locais e globais segundo o Grid FCB no consumo de todos os produtos especificados, com a exceção de produtos do quarto quadrante da matriz FCB.