RESUMO
Código: 420
Área Temática: Finanças

 

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E-surveys: Vantagens e Limitações dos Questionários Eletrônicos Via Internet no Contexto da Pesquisa Científica
 
A expansão da Internet, através do rápido aumento do número de usuários e do desenvolvimento de novas tecnologias, evidencia o potencial desta ferramenta, entre outras utilidades, para a realização de pesquisas científicas. No Brasil, o número de usuários conectados na Internet está estimado em 32,13 milhões, em 2007, representando um crescimento médio composto de 542% em relação a 2000. Este trabalho tem como objetivo mapear as vantagens e limitações da utilização de questionário eletrônico através da Internet e propor recomendações para sua aplicação adequada. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com base em dados secundários, que resultou no mapeamento de vantagens e desvantagens em relação a quatro dimensões: população e amostra; tempo e custo da pesquisa; desenho do questionário; e aplicação do questionário. A partir dos resultados encontrados, são propostas recomendações para utilização deste método de coleta no contexto da pesquisa científica; dentre as quais se destacam a necessidade de acesso à Internet pela população alvo da pesquisa, o uso de listas existentes de endereços eletrônicos, a definição da melhor formatação possível do questionário, a inclusão de incentivo à resposta e a disponibilização de atendimento a dúvidas dos respondentes.