RESUMO
Código: 429
Área Temática: Gestão Socioambiental

 

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Governança da Responsabilidade Social e Vantagem Competitiva: O Caso Petrobrás / Lubnor
 
O presente artigo busca mostrar como a Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), unidade de negócios da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), trabalha o tema responsabilidade social empresarial no contexto da governança de seus projetos sociais externos e na geração de vantagens competitivas através das ações e projetos sociais. Neste intuito, foram coletados e analisados os dados referentes aos três principais projetos sociais que recebem investimentos e são executados pela empresa. O trabalho busca ainda identificar o direcionamento do investimento social externo da empresa; verificar como é feita a governança dos projetos sociais; e verificar os resultados sociais gerados pelas ações e projetos externos de responsabilidade social. Adiantando alguns resultados, descobriu-se que os principais projetos da Lubnor são executados nas comunidades do entorno que sofrem com graves problemas sociais como marginalidade, prostituição e desemprego. Os projetos sociais da empresa tentam colaborar para sanar tais problemas e focam principalmente em educação, geração de emprego e renda e cultura, tendo como públicos-alvo crianças, adolescentes e mulheres, e atingindo de forma indireta as famílias dos beneficiados. Por fim, pode-se constatar que as ações e projetos externos de responsabilidade social da Lubnor apesar de terem impactos sociais considerados muito positivos, não são estratégicos conforme defendem os autores citados no referencial.