RESUMO
Código: 43
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Análise Multivariada Para A Avaliação do Comportamento de Consumo no Município de São Paulo
 
Tendo em vista a importância do monitoramento do comportamento de consumo de bens duráveis e as principais razões pelas quais a compra é realmente efetivada, em função da influência de variáveis sócio-econômicas, este trabalho propõe uma investigação da relação entre as expectativas de consumo de bens duráveis por parte dos consumidores paulistanos e os respectivos perfis sócio-demográficos associados a eles. Por meio da aplicação inicial de análise fatorial para a identificação de perfis distintos de consumo decorrentes das alterações das variáveis sócio-demográficas existentes em cada um dos 96 distritos municipais, estratifica-se a cidade em segmentos e, com a definição destes, aplica-se a técnica de Anacor para a identificação de eventuais associações entre os perfis dos respondentes e as respectivas intenções de compra. O estudo analisou uma amostra total de 2000 consumidores durante quatro trimestres e os resultados obtidos por meio do teste qui-quadrado e do mapa perceptual indicam que há diferenças significativas entre os comportamentos de consumo dos grupos pesquisados em função das respectivas características sócio-demográficas.