RESUMO
Código: 430
Área Temática: Administração Geral

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Influência de Valores Hedônicos e Utilitários Na Preferência Por Marcas Locais Ou Globais Para As Quatro Categorias de Produto da Matriz Fcb
 
No contexto da globalização, tem-se a necessidade de compreender a importância das marcas globais e locais, assim como a influência de diversos fatores no processo decisório de escolha do consumidor. Entre estes fatores estão os constructos usados neste projeto, hedonismo e utilitarismo. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar as influências de valores hedônicos e utilitários na preferência por marcas globais e locais para as quatro categorias de produto do grid FCB. Para isto, utilizou-se a escala de utilitarismo e hedonismo DE SPANGENBERG, VOSS E CROWLEY (1997), adaptada para a língua portuguesa. Primeiramente realizou-se uma fase qualitativa, através de três grupos de foco, para se selecionar o produto mais representativo de cada um dos quatro quadrantes da matriz FCB. Na fase quantitativa, realizou-se um websurvey obtendo-se uma amostra final de 418 respondentes. Como principais resultados obteve-se que para os produtos do quadrante I, III e IV, a preferência por marcas globais é maior do que por marcas locais, ocorrendo o inverso para o produto do quadrante II. Os resultados somente confirmaram a existência de correlação entre a preferência por marcas globais e locais de perfume (quadrante II) e os constructos hedonismo/utilitarismo.