RESUMO
Código: 434
Área Temática: Recursos Humanos

 

Abrir
Arquivo

 
Um Estudo de Caso Relacionado à Liderança no Programa de Extensão de Serviços à Comunidade - Pesc
 
Este artigo, de natureza exploratória e caracterizado como estudo de caso, visa identificar os aspectos considerados relevantes na liderança de estudantes de pós-graduação, voluntários na orientação de grupos de alunos inseridos no Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC). E verificar se os entrevistados apresentam características dos conceitos de liderança situacional, coaching e tutoria. O PESC, de cunho voluntariado universitário, é destinado aos alunos da graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. A investigação tomou por base a atuação dos pós-graduandos nos últimos três anos e o aporte teórico ficou focado na liderança situacional, coaching e tutoria. A análise do conteúdo obtido por meio de questionários abertos mostrou situações em que os pós-graduandos precisaram ajustar os seus estilos de liderança para executarem determinada tarefa sob direção e apoio do líder, sinalizando a existência de liderança situacional. Assim, constatou-se que os estudantes pesquisados apontaram as características encontradas no conceito de liderança situacional, coaching e tutoria. Porém, na maioria dos casos, eles apresentaram certo despreparo e algumas dificuldades em exercitarem o que consideram relevante na condução e para orientação dos liderados, com vistas a cumprir os objetivos do trabalho.