RESUMO
Código: 436
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Relação da Vaidade Com A Escolha Entre Marcas Globais Ou Locais Para Categorias de Produtos Com Base Na Matriz Fcb
 
Compreender o processo decisório de compra com base no comportamento dos consumidores e nas características que estes apresentam, assim como os atributos considerados por eles na escolha por produtos, sejam de marcas locais ou globais, é de suma importância para o delineamento das estratégias e das ações dos profissionais de marketing. Como as mudanças no comportamento do consumidor ocorrem de acordo com a cultura de consumo do meio, o nível de vaidade também fica vulnerável a acompanhar essa tendência. Desta forma, o aproveitamento do artifício da vaidade pode remeter à tentativa de entendê-lo como estímulo para aquisição de algum produto. O presente estudo tem como escopo investigar possíveis relações entre vaidade e a escolha entre marcas globais ou locais para produtos que componham os quatro quadrantes da matriz FCB. Os resultados concluíram que apenas para produtos do quadrante I, da matriz FCB, a preferência por marca global é maior e que apenas para produtos do quadrante II existe relação entre a vaidade e a escolha entre marcas globais ou locais, sendo a preferência por marca global maior para os indivíduos vaidosos do que para “não-vaidosos”, evidenciando que a escolha por uma marca global, nesse tipo de compra, pode simbolizar a identificação por parte dos indivíduos vaidosos com os valores das marcas globais.