RESUMO
Código: 437
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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O Retrato do Estudo das Práticas de Marketing no Brasil
 
Acredita-se que esforços, no sentido de conhecer e analisar a atual situação e a prática de marketing em empresas, além da evolução que cada uma obteve, possam representar uma contribuição significativa ao estudo do marketing nas organizações. Isto se torna ainda mais importante quando se pensa nos avanços que a internet proporcionou, proporciona e ainda tem a proporcionar para as empresas. O presente trabalho tem por objetivo estudar os avanços científicos de algumas das principais práticas de Marketing pesquisadas no Brasil, utilizando-se o meta-estudo como metodologia. Procurou-se identificar e analisar as principais publicações sobre as mesmas no país entre os anos de 2002 e 2006, tanto no que se refere aos periódicos quanto aos anais de congressos relacionados à Administração. Observou-se, como resultado, que as práticas e estudos de marketing vêm despertando cada vez mais o interesse de pesquisadores. Dentre essas práticas, a que mais se destacou foi o Marketing de Relacionamento, sendo alvo de maior interesse pelo meio acadêmico. Tal fato pode ser comprovado pelo expressivo aumento, de maneira geral, do número de publicações no período analisado, com maior intensidade no ano de 2006.