Este artigo relaciona os novos conceitos da body art aos processos de comunicação mediada através da moda. Partindo de um ponto de vista de marketing, a concepção das formas assumidas pela body art na contemporaneidade como forma de auto expressão dão margem ao desenvolvimento de campanhas publicitárias e estratégias de posicionamento de marcas e produtos a partir da relação que os consumidores têm com elementos como piercings e tatuagens. Na esfera da moda especificamente, a body art se apresenta como um agente da comunicação, que através de um símbolismo implícito, relaciona valores e estilos de vida de grupos de referência como o das modelos à imagem de marcas junto aos consumidores.
Do ponto de vista de marketing, o entendimento do comportamento do consumidor através de elementos sociais como a moda e a body art é fundamental para uma efetiva comunicação das empresas com o público, posto que em alguma instância todos se relacionam com essas práticas. O objetivo desta pesquisa é transmitir informações para uma compreensão geral a respeito das novas formas de comunicação possibilitadas através da moda e da body art.
O problema de pesquisa estabelecido a fim de fornecer embasamento para futuros pressupostos em relação a temática abordada é : “Quais as influências da body art na comunicação da moda?” |