RESUMO
Código: 44
Área Temática: Recursos Humanos

 

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Idealizando Um Processo Para A Educação Continuada de Profissionais Técnico-administrativos da Universidade de São Paulo – Usp
 
Elucidar o tema de educação continuada implica em necessidade de entendimento de quais possibilidades e limitações podem ser advindas de tal processo. Algumas questões podem insinuar-se nesse movimento. Este artigo propôs-se a estudar alguns elementos, somente apurados a partir das explicitações dos próprios agentes, aqui representando os pertencentes à categoria profissional técnico-administrativo da USP. Duas questões foram propostas como passíveis de serem investigadas: Como esses profissionais enxergam-se como atores competentes e contributivos para a eficácia da organização? Quais competências humanas e organizacionais são vistas como essenciais à implantação de um processo de educação continuada desses profissionais? A fundamentação teórica desenvolveu-se a partir dos conceitos de educação continuada, educação corporativa e gestão por competências. Esta pesquisa foi caracterizada como do tipo exploratória e descrita como estudo de caso. Os dados primários foram coletados a partir do procedimento de observação das discussões em cinco grupos de foco. O tratamento dos dados coletados nesses grupos deu-se pela análise de conteúdo. O critério exploratório adotado por este estudo possibilitou conhecer o processo da USP, em seu modo de fazer com que as pessoas possam desenvolver um desempenho superior no trabalho que realizam.