RESUMO
Código: 442
Área Temática: Finanças

 

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Jogos de Empresas Na Academia: Aspectos Conceituais e Metodológicos de Uma Amostragem de Publicações Brasileiras Entre 1998 e 2006
 
Observa-se um crescimento na utilização da metodologia de jogos de empresas nas escolas de Administração (graduação e pós-graduação) já há algum tempo. A atividade vem sendo desenvolvida como disciplina específica nos cursos, como também como programas de extensão universitária ou associada a outras disciplinas. Os jogos de empresas, também chamados de simulação empresarial e laboratório de gestão, representam uma forma alternativa de transmissão do conhecimento, na contramão do modelo de aula expositiva, na qual o professor é o agente ativo e o aluno é o agente passivo no processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo tem o objetivo de mapear a utilização dos jogos de empresas como prática pedagógica e/ou como ambiente de pesquisa, se transformando em um laboratório de gestão empresarial, através da análise das publicações de dois eventos (Semead e Enanpad) entre os anos de 1998 e 2006. Pode-se verificar que houve (ou está havendo) um crescimento das publicações sobre o tema, especificamente na área temática de ensino e pesquisa em Administração, que 70% das publicações são teórico-empíricas e que a metodologia não tem sido muito utilizada como ambiente de pesquisas empíricas de temas diversos.