RESUMO
Código: 447
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Relação do Prazer Nas Compras de Presentes e Identidade de Gênero
 
Este artigo pretende estabelecer uma relação entre o valor hedônico existente na compra de presentes e a identidade de gênero. Para atingir tal fim, teve-se a preocupação de, em primeiro lugar, estabelecer uma clara diferença entre sexo e identidade de gênero. Posteriormente, foram buscadas escalas que medissem os constructos utilizados no trabalho, sendo que a escala de BOBIN, DARDEN e GRIFFIN (1994) fora utilizada para medir o valor hedônico dos indivíduos, e o PAQ (Questionário Estendido de Atributos Pessoais), de SPENCE et al. (1979) e adaptado para o português por FERREIRA (1995) fora usado para medir o constructo relacionado à identidade de gênero. Dentro dessa escala, utilizou-se apenas a parte feminina, visto que a compra de presentes é caracterizada como uma atividade tipicamente realizada por mulheres. Através dessas medidas apresentadas, os dados foram coletados em locais como shopping-centers e ruas do município de São Paulo. Por fim, os resultados mostraram que o prazer do homem ao comprar presentes é maior do que o da mulher, e as pessoas pouco femininas apresentam maior prazer nesta atividade do que as pessoas muito femininas.