RESUMO
Código: 449
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Terceira Idade: Atitudes Com Relação Às Ações de Responsabilidade Social de Farmácias e Drogarias
 
Este artigo analisa as atitudes dos consumidores de terceira idade frente às ações de responsabilidade social efetuadas por farmácias e drogarias na Cidade de São Paulo. Lastreada no conceito de atitude e na teoria referente à responsabilidade social, foi realizada pesquisa empírica quantitativa, junto a uma amostra não-probabilística por conveniência, constituída de 200 clientes/compradores de drogarias e farmácias da cidade de São Paulo em 2006. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário estruturado. Os resultados apontam para ações tímidas de responsabilidade social de farmácias e drogarias, apesar dos benefícios que poderiam acarretar à imagem institucional e a marca. A pesquisa também revelou que apesar de tais ações serem consideradas importantes pelos entrevistados, poucos se envolvem em programas de responsabilidade social e a maioria desconhece as iniciativas de farmácias e drogarias nessa direção. Os resultados obtidos sugerem que um esforço maior de comunicação por parte das empresas, sobre suas práticas socialmente responsáveis, poderia ser empreendido para fortalecer suas marcas, aumentar valor agregado, melhorar a imagem e aumentar a fidelização em um ambiente ainda mais competitivo, com a entrada de concorrentes fortes como as farmácias de super/ hipermercados.