RESUMO
Código: 456
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Marketing e Religião. Estudo de Caso da Igreja Renascer.
 
As definições sobre o conceito de marketing na sua maioria direcionam-se exclusivamente ao cliente. Geralmente os consumidores têm a sua disposição uma série de produtos que pode satisfazer uma determinada necessidade, assim, o valor para o cliente consiste na diferença entre os valores que ele ganha comprando e usando um produto e os custos para obter esse produto. A satisfação do cliente depende do desempenho do produto e os custos para obter esse produto. A satisfação do cliente depende do desempenho do produto percebido em relação ao valor relativo às suas expectativas Já na questão do marketing religioso, o marketing para uma instituição religiosa constitui a troca de valores simbólicos com o ambiente, na medida em que a organização se desenvolve. Não é apenas a incorporação de valores folclóricos, mas de adaptações na essência de práticas e doutrinas. Este trabalho relata estudo feito na igreja Renascer que é uma entidade de utilidade pública federal e municipal (decreto 36.101), constituída em setembro de 1990, com sede na capital de São Paulo, a Fundação Renascer é conseqüência direta do exercício do cristianismo e consiste em ser um agente do próprio Deus no resgate do ser humano, independentemente de credo, raça ou cor. O fundador da igreja Estevam Hernandes, trabalhou na área de marketing em empresas como Itautec e Xerox. No fim dos anos 80, Hernandes e sua família deixaram a antiga denominação evangélica da qual faziam parte e começaram a organizar reuniões informais com famílias amigas, o que mais tarde se tornaria uma das mais populares igrejas evangélicas do Brasil, contanto atualmente com mais de mil e quinhentos templos, emissoras radiofônicas como a Gospel FM e uma rede de televisão (Rede Gospel).