RESUMO
Código: 461
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Atributos Que Influenciam O Consumo de Pratos Prontos Congelados
 
A diminuição do tempo livre das pessoas ocasionou um aumento na demanda por alimentos como os pratos prontos congelados. Existe no Brasil uma tendência de crescimento no consumo desses tipos de alimentos, o que faz com que seja importante saber quais atributos são valorizados pelos consumidores quando compram pratos prontos congelados. Para tanto, foi conduzido um estudo descritivo transversal único com amostra de 100 clientes de um supermercado de uma média cidade brasileira. Uma revisão do conhecimento a respeito de atributos de alimentos foi feita. As dimensões de qualidade de alimentos (hedônica, relacionada à saúde, relacionada à conveniência e relacionada ao processamento) propostas por Grunert et al. (1996) constituiram o alicerce teórico do trabalho. Os resultados mostram que a maioria dos atributos analisados recebeu notas altas de importância. Os atributos foram classificados em três grupos: alta importância, importantes e medianamente importantes. Os dados revelam que: (a) os homens deram mais importância ao atributo preço baixo do que as mulheres, (b) possuir ou não filhos interferiu na avaliação dos atributos: durabilidade, embalagem e forma de produção, (c) o atributo forma de produção foi mais valorizado por pessoas casadas do que solteiras. Na conclusão do trabalho são apresentadas limitações e sugestões para novas pesquisas.