RESUMO
Código: 464
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Propaganda Virtual em Jogos: Uma Visão do Envolvimento dos Jovens e Sua Opinião à Respeito da Propaganda em Jogos Eletrônicos
 
Este artigo tem como objetivo divulgar uma pesquisa exploratória quantitativa feita com 484 estudantes de 13 a 22 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental e médio da cidade de Franca-SP. A pesquisa foi feita por meio de questionários auto-preenchíveis entregues diretamente aos estudantes no período de 26 a 29 de maio de 2007. O objetivo principal da pesquisa foi o de verificar qual é a opinião do público jovem, que costuma jogar frequentemente jogos eletrônicos em computador ou consoles de videogame, em relação à presença de propaganda e material publicitário realizada em jogos eletrônicos disponíveis no mercado. Além disso, procurou-se saber qual é o perfil do público que frequentemente joga jogos eletrônicos e as suas principais características em relação ao uso de videogames e computadores. O artigo mostra uma reflexão teórica sobre a nova geração de jovens que cresceu no mundo digital, sobre o jogo eletrônico como canal de contato com essa geração e o sobre a propaganda em jogos virtuais eletrônicos. Os resultados apontam uma posição favorável por parte do público jovem em relação à presença de propaganda em jogos eletrônicos.