RESUMO
Código: 466
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Terceira Idade e O Consumo de Fumo e Bebida Alcoólica: Um Estudo Realizado no Município de São Paulo.
 
O principal objetivo deste paper é analisar a relação de indivíduos da terceira idade, residentes em São Paulo, com fumo e álcool. Inicialmente são apresentados o tema e sua relevância e, na seqüência, aborda-se a revisão bibliográfica feita sobre as drogas lícitas fumo e álcool. A metodologia empregada foi quantitativa e os dados foram obtidos através de uma survey, aplicada a uma amostra não-probabilística de 700 indivíduos da terceira idade das classes A e B, selecionados por meio do critério Brasil, com questionário estruturado. Sua principal justificativa está relacionada ao crescimento da população acima de 60 anos no mundo e no Brasil, já que projeções da ONU estimam que por volta de 2050 haverá mais idosos do que crianças no mundo. Os resultados permitem admitir que os respondentes considerados de bem com a vida (ups) não fumam e consomem bebidas alcoólicas eventualmente. Assim, o presente artigo busca contribuir para se entender melhor não só esse segmento como também fornecer subsídio para futuras campanhas. As principais limitações deste trabalho residem na escolha da amostra não permitindo generalizações para o universo. Pode-se dizer que os objetivos do estudo foram atingidos porque os resultados se mostraram coerentes com aqueles do referencial teórico. Como sugestões para próximos estudos, podem-se considerar o aprofundamento destas questões como também pesquisas em outras regiões do país.