Os consumidores buscam realizar suas compras em locais que diminuam o ônus e aumentem o bônus. O risco percebido é parte desse contexto como um dos ônus percebidos pelos consumidores durante seu processo decisório de compra. Para compreensão desse fenômeno, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: quais os riscos percebidos pelos consumidores relacionados às compras de alimentos em varejos? Uma revisão do conhecimento a respeito de risco percebido e sua classificação foi feita. Em seguida uma pesquisa exploratória em profundidade com 51 donas-de-casa (26 da baixa renda e 25 da alta renda) foi conduzida em uma média cidade brasileira que possui em seu território a diversidade de formatos varejistas presentes no país. Os resultados apontaram que diversos riscos foram percebidos pelas consumidoras de alimentos, destacando-se aqueles relacionados tanto à loja varejista quanto aos produtos comprados, bem como outros associados à manipulação dos produtos pelos varejistas. Os riscos percebidos encontrados foram classificados de acordo com Solomon (1992) em: financeiro, funcional, físico, social, psicológico e de tempo. Na conclusão do trabalho são apresentadas limitações e sugestões para novas pesquisas. |