RESUMO
Código: 471
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Marketing e Comunicação Inovadora. A Estratégia de Posicionamento da Rádio Mundial Am/fm Decorrentes das Influências do Ambiente Sobre O Mercado de Bens Simbólicos
 
A pesquisa realizada entre março de 2004 e fevereiro de 2006 objetivou identificar as estratégias de posicionamento e os procedimentos mercadológicos empregados no mercado de bens simbólicos de radiodifusão em decorrência das novas exigências do comportamento social provocados pelo advento da globalização em consonância com o preceito básico da Escola de Estratégia ambiental: a formação de estratégia como um processo reativo. O objeto de estudo foi a programação de um das emissoras mais representativas do grupo CBS: a Rádio Mundial AM/FM. Para tanto, partiu-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, por meio de entrevista com o diretor da emissora e posterior comparação dessa postura com a percepção dos valores dos ouvintes presentes no auditório da emissora por amostra justificada por conveniência. Os resultados permitiram identificar os procedimentos mercadológicos utilizados pela emissora ao confirmar a pertinência da programação esotérica da emissora voltada para a religiosidade, auto-ajuda, medicina alternativa no universo globalizado por meio de uma comunicação inovadora e, conseqüentemente, a descoberta de um nicho de mercado.