RESUMO
Código: 472
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Estudo da Relação Entre O Etnocentrismo e A Preferência Entre Marcas Globais Ou Locais, Para Quatro Categorias de Produtos de Cada Um dos Quadrantes da Matriz Fcb.
 
O presente trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre o etnocentrismo e a preferência por marcas globais ou locais, para quatro produtos (computador, perfume, sabonete, chocolate) de cada um dos quadrantes da matriz FCB. Primeiramente, foi feita uma revisão bibliográfica sólida, composta da análise do construto etnocentrismo e dos temas marcas global e local, produto e matriz FCB. A metodologia foi, inicialmente, fundamentada em dois grupos de foco e em uma entrevista em profundidade e, posteriormente, na aplicação de 400 questionários pela técnica de amostragem não-probabilística, por conveniência, na região metropolitana de São Paulo, com respondentes pertencentes às classe A, B e C, na faixa de idade de 18 a 60 anos. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente no software Minitab por Teste Qui-Quadrado, Correlação de Spearman e Teste de Proporção. As estatísticas geradas foram analisadas e chegou-se à conclusão de que o etnocentrismo não tem relação com a preferência por marcas globais ou locais para os quatro produtos analisados. A preferência por marca global se deu apenas para computador. Perfume, sabonete e chocolate apresentaram indiferença quanto a preferência por marca global ou local.