RESUMO
Código: 476
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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A Orientação do Tempo em Relação A Marcas Globais Ou Locais e Ao Grau de Envolvimento Com O Produto: Estudo Aplicado Ao Cenário Brasileiro.
 
Marcas globais ou locais? Atualmente o grande fortalecimento e crescimento de mercados locais e a expansão dos mercados trazida pela globalização traz essa pergunta tanto para as empresas quanto aos consumidores de todo o mundo. A empresa local se adapta com maior facilidade aos seus mercados, pois além de estar mais próxima de seu público-alvo, conhece melhor as variáveis que influenciam o comportamento e preferência dos consumidores. Já as marcas globais na sua maioria têm um grande poder de barganha para infiltra-se em novos mercados, porém encontram dificuldades em mercados onde os consumidores “possuem diferentes características, necessidades, níveis de poder aquisitivo, climas, linguagens, padrões competitivos e hábitos de fazer negócios, e que poderão perceber sua oferta de maneiras inesperadas e desconhecidas” (HEMZO; KOTLER 1998 apud TESE... [2002]). Em adição a questão da marca, a variável tempo. Será que o tempo gasto no processo de compra influencia na escolha entre uma marca global ou local? O “nosso conhecimento sobre o mundo é revisado constantemente, enquanto somos expostos a novos estímulos e recebemos contínuo feedback que nos permite modificar o comportamento quando nos encontramos em situações semelhantes posteriormente”(SOLOMON, Comportamento do Consumidor [2000] ). Passamos por um processo de aprendizagem e memória com diferentes marcas durante nossas vidas que posteriormente nos ajuda a tomar decisões na hora de uma compra. “A memória envolve um processo de aquisição de informações e sua armazenagem ao longo do tempo, de modo que estejam disponíveis quando for necessário” (SOLOMON, Comportamento do Consumidor [2000]).