RESUMO
Código: 48
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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O Licenciamento de Marcas Estudo de Caso: Mattel do Brasil – Marca Barbie
 
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de licenciamento de marcas, identificando como um produto pode gerar negócios graças à força de uma marca. O tema foi abordado a partir do quadro conceitual fornecido pelas teorias de marketing, de comunicação de marketing e de gerenciamento de marca. O método de investigação utilizado foi o de pesquisa exploratória por meio de estudo de caso. Os dados primários foram obtidos a partir do levantamento de dados e de informações internas da empresa estuda no caso e entrevistas realizadas com os gerentes responsáveis pela área de licenciamento na Mattel. Os dados secundários são provenientes de artigos publicados em revistas, jornais e em websites. Os resultados mostram que o processo de licenciamento de marcas é comum à maioria das empresas detentoras de marcas fortes e consolidadas no mercado em todo o mundo e no Brasil não é diferente. O licenciamento de uma marca a torna ainda mais forte no mercado, pois une interesses, ações de marketing, força de vendas e objetivos financeiros de diversas empresas em diferentes segmentos do mercado, objetivando atingir um mesmo público com uma mesma marca.