RESUMO
Código: 481
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Caracterização do Emprego do Efficient Consumer Response – Ecr, no Varejo de Materiais Para Construção: Um Estudo de Caso da Dicico.
 
As empresas atuam hoje em um mercado que elevou seus padrões de competitividade, forçando e intensificando mudanças no comportamento do consumidor. Na busca de alternativas para um melhor atendimento às necessidades do consumidor, foi necessário o desenvolvimento de uma estratégia de gestão, na busca por uma maior eficiência em toda a cadeia de suprimentos. O ECR (Efficient Consumer Response) surgiu na década de 90 para permitir que empresas pudessem responder às estas novas mudanças no ambiente comercial, objetivando integrar os processos logísticos e comerciais ao longo de toda a cadeia de suprimentos, proporcionando maior satisfação do consumidor, e com redução de custos. A metodologia utilizada permitiu atingir os objetivos da pesquisa, no sentido em que propiciou a compreensão da implantação do ECR, em uma conceituada empresa varejista do ramo de materiais para construção, a Dicico Foi possível reconhecer os principais parâmetros para a implementação do ECR no varejo de Materiais de Construção, assim como seus principais benefícios, tanto no que diz respeito à empresa, como aos clientes, para o caso em estudo. A dificuldade em se agendar entrevistas com executivos de diversas organizações atuantes no ECR, foi um fator limitante à investigação, principalmente para a obtenção de uma análise mais ampla e profunda, não só no mesmo setor, como também em outros do varejo.