RESUMO
Código: 483
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Turismo: Um Estudo Exploratório Sobre Estado de Espírito, Duração e Número de Viagens da Terceira Idade
 
O principal objetivo deste paper é analisar características do consumo de turismo como lazer entre idosos do ponto de vista da forma como se sentem em relação à terceira idade. O trabalho principia com uma apresentação do tema e sua relevância e, na seqüência o referencial teórico aborda dois temas principais: turismo e terceira idade. A metodologia empregada foi quantitativa através de um survey com 700 idosos das classes AB (critério Brasil), residentes no município de São Paulo. Os entrevistados foram separados em dois grupos denominados “ups” e “downs”, em função de seu estado de espírito, grupos que mostraram comportamentos diferentes estatisticamente significativos conforme a duração e número de viagens. Sua principal limitação está ligada ao tipo de amostragem não-probabilística, cujos resultados alcançados não podem ser generalizados. A análise da literatura comprova que os estudos relativos a este tema ainda necessitam de maiores bases teóricas e instrumentos operacionais. Mas apesar destas dificuldades, o presente estudo buscou relacionar de forma exploratória como os idosos se sentem com hábitos de turismo relativos à duração e número de viagens de lazer. Pode-se dizer que os resultados apontam no sentido de que o estado de espírito da população mais idosa pode interferir em seus hábitos relativos a viagens de lazer.