RESUMO
Código: 49
Área Temática: Internacionalização

 

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Análise das Diferenças Entre Os Fundos Multimercados Com e Sem Alavancagem Através da Aplicação da Análise de Estilo e da Análise de Conglomerados
 
O objetivo deste trabalho foi analisar os fundos multimercados com e sem alavancagem no período de janeiro de 2003 a março de 2006, a fim de verificar se eles apresentaram alocações diferentes. Para tanto, utilizou-se inicialmente o modelo de análise de estilo proposto por Sharpe (1988 e 1992) para estimar a sensibilidade de cada fundo aos fatores CDI, DÓLAR, IBOVESPA e IGPM. A partir dos parâmetros encontrados para cada fundo, realizou-se um teste de diferença de médias entre o grupo de fundos alavancados e não-alavancados, o qual atestou não ser possível rejeitar a hipótese de alocação igual para as duas categorias em todos os fatores selecionados. Adicionalmente, utilizou-se a análise de conglomerados com o intuito de verificar se fundos com e sem alavancagem agrupavam-se separadamente. Os resultados encontrados demonstraram que a grande maioria dos agrupamentos formados contém tanto fundos alavancados quanto não-alavancados, reforçando a hipótese de que tal classificação não distingue claramente os fundos no período analisado.