RESUMO
Código: 491
Área Temática: Administração Geral

 

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Estratégias de Marketing da Cadeia Agroexportadora Brasileira de Frango de Corte
 
O objetivo deste artigo foi identificar as estratégias de marketing adotadas pelas empresas integrantes da cadeia agroexportadora de frango de corte do Brasil. Em termos específicos, a proposta se concentrou em: conhecer os mecanismos de prospecção de mercados adotados; identificar as estratégias de entrada em novos mercados; investigar os canais de distribuição utilizados; identificar a política de produtos empregada; verificar as formas de promoção adotadas; e identificar a política de preços adotada nos diversos mercados. O presente artigo possui caráter essencialmente exploratório, baseado em dados secundários. Para tanto, a metodologia científica utilizada foi a revisão teórica. As principais considerações sobre a pesquisa desenvolvida são: i) aumento da participação dos cortes especiais e produtos industrializados na pauta de exportações da carne de frango do Brasil; ii) instalação de unidades de empresas nacionais em países como a Rússia para atendimento de redes de food service; iii) empresas nacionais desenvolvendo estratégias promocionais do produto orientado para o mercado do Oriente Médio e Rússia; iv) Aumento da participação em feiras, eventos e congressos internacionais; v) Aumento das relações comerciais, acordos de cooperação e protocolos de intenções, pela realização de missões empresariais, principalmente com destino a Europa, Ásia e Oriente Médio.