RESUMO
Código: 498
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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A Relação da Necessidade de Emoção (nfe) Sobre A Preferência Entre As Marcas Globais e Locais Para Produtos Que Se Classificam Com Base Na Matriz Fcb
 
Esse estudo investiga o papel do fator necessidade de emoção presente na personalidade do consumidor para identificar uma possível relação desse conceito com a preferência por marcas globais e locais para produtos localizados na matriz FCB.O estudo também analisa as características demográficas desses consumidores e a possível influência que essas exercem na preferência por marcas globais e locais e na presença de alto ou baixo nível de necessidade de emoção.Para essa finalidade, foram entrevistados 400 consumidores que moravam há mais de dois anos na cidade de São Paulo, apresentavam faixa etária entre 18 e 60 anos e pertenciam as classes sociais, A, B, C.Os resultados mostram que de uma forma geral, a preferência de marcas é influenciada pelo nível de necessidade de emoção do consumidor, embora, para o sabonete, considerado, pela matriz FCB, como um produto de baixo envolvimento, sendo esse de natureza racional, a dependência das duas variáveis não foi comprovada.Os resultados também mostram que de uma forma geral, a preferência por marcas, sendo essas globais ou locais, mostrou-se mais presente nos produtos de envolvimento de natureza mais emocional, mesmo quando se tratava de produtos de baixo envolvimento.A necessidade de emoção apresentou evidências de que se trata de um fator relevante na decisão de compra dos consumidores e, portanto, estudos mais aprofundados sobre o assunto podem contribuir para estratégias de marketing mais eficiente desenvolvidas por profissionais da área.